Rua 313, Nº48 - Fortaleza-CE 85 3110-1010 85 98739-5145

Sistema de sonorização para ambientes: o que preciso saber?

Gostou? compartilhe!

Sistema de sonorização para ambientes: o que preciso saber?

Saiba mais Sistema de sonorização para ambientes: o que preciso saber?

Há um conjunto de elementos que ditam a nossa impressão inicial sobre um ambiente. Você pode até não perceber de forma imediata, mas as suas emoções podem ser conduzidas por uma sequência de componentes. Uma das principais soluções que servem para conduzir esta boa impressão é o sistema de sonorização de ambientes.

Aliado a um bom sistema de automação, você pode personalizar o seu espaço de forma que seus convidados se sintam acolhidos e confortáveis durante a permanência no no local.

O principal objetivo de uma sonorização ambiente é que ela não se sobressaia e prejudique diretamente a conversação entre as pessoas, mas que também possa ser ouvida sem demandar grandes esforços.

É necessário um boa disposição de elementos e o uso adequado dos equipamentos, para que se evite distorções e demais problemas em momentos inadequados.

Existem diversas possibilidades quando o assunto é a instalação de som ambiente. Dentre os equipamentos mais utilizados na aparelhagem desta infraestrutura, podemos enumerar receivers, caixas ativas e passivas, equalizadores e, claramente, uma mesa de som.

Este é um equipamento essencial para qualquer projeto de sonorização. Maioria das vezes digital — mas também conta com versões analógicas — a solução é responsável por fazer a mixagem de diversas fontes sonoras, unindo-as e transmiti-la por um único sinal de saída.

Por meio da mesa, também é possível alterar simultaneamente parâmetros importantes como volume, timbre, equalização e a criação de efeitos. Existem opções no mercado, como a Mesa Digital Live 16 XL, que possibilita o uso de todas as principais funções de uma mesa tradicional, só que com tamanho reduzido.

Além do som ambiente, ainda existe o dito som profissional, utilizado muitas vezes para shows e estádios. Neste caso, a prioridade é a alta tensão, sem se preocupar com o tom de conversação, apenas que as pessoas não se sintam extremamente incomodadas. É comum o uso de alto-falantes entre 12 a 18 polegadas.

Como saber qual o modo correto de instalar os equipamentos?

Para analisar a quantidade de caixas necessárias para um ambiente, basta realizar um cálculo com base na largura e comprimento do espaço. Cada equipamento deve ficar entre 4 a 8 metros, um do outro.

Para locais menores a potência de cada caixa deve ser, preferencialmente, entre 5 W e 10 W. Para descobrir o amplificador correto, é necessário apenas multiplicar o número de caixas pela força delas. Ex: para receber 15 caixas de 10 W, é necessário um amplificador de 150 W, minimamente.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Onprotector Whatsapp Onprotector Ligue agora