Rua 313, Nº48 - Fortaleza-CE 85 3110-1010 85 98739-5145

Sistema de incêndio: 6 itens indispensáveis para garantir sua proteção

Gostou? compartilhe!

Sistema de incêndio: 6 itens indispensáveis para garantir sua proteção

Saiba mais Sistema de incêndio: 6 itens indispensáveis para garantir sua proteção

A segurança é uma questão imprescindível em qualquer lugar, já que queremos sempre garantir a integridade física de todos. Para isso, é necessário avaliar vários quesitos, como o treinamento das pessoas responsáveis, documentação e alvarás e os itens e objetos que auxiliam nesse esquema. Mas será que você sabe o que é necessário para ter um sistema de incêndio seguro? Veja 6 itens indispensáveis para garantir sua proteção.

A importância do sistema de incêndio

Um sistema de incêndio deve conter itens obrigatórios para situações emergenciais que envolvam fogo. Ele é indispensável em locais fechados com um número considerável de pessoas, como hospitais, restaurantes, shopping centers e boates, além de indústrias e prédios comerciais e residenciais.

A não instalação desse sistema pode não somente violar leis de segurança, o que gera advertências, multas pesadas e até a interdição do local, mas principalmente coloca vidas em risco.

Itens indispensáveis

Um sistema de incêndio eficaz deve ser útil não somente em um possível incêndio, mas também na preparação caso ele ocorra. Por isso, um item valioso são as placas sinalizadoras. Elas devem ser instaladas em locais de fácil visualização e devem indicar possíveis rotas de fuga, presença de outros equipamentos, entre outros.

Outro item indispensável é o alarme de incêndio. É o equipamento mais eficiente para avisar as pessoas que o local está sob a ameaça de fogo. Em alguns casos, o sistema está ligado a uma central de atendimento. Ou seja, assim que é acionado, ele também automaticamente chama o corpo de bombeiros.

As portas corta-fogo também são muito importantes. Sua instalação é obrigatória em rotas de fuga estratégicas, como escadas de prédios comerciais e residenciais, além de alas de shoppings, restaurantes e hospitais. Mais importante que sua presença é o fato de que ela deve estar sempre fechada, mas jamais trancada.

Para o combate do fogo, o extintor de incêndio é um objeto essencial. Esses tanques de cor vermelha são carregados com algum componente que apague as chamas, como água, gás carbônico, produtos químicos secos ou especiais. Eles possuem uma classificação de acordo com o tipo de material que está gerando o fogo. O tipo A é usado em materiais sólidos (papel, madeira, tecidos); o tipo B, para líquidos inflamáveis; o tipo C, em equipamentos elétricos; já o tipo D é utilizado em situações com metais inflamáveis.

As mangueiras de incêndio também precisam ser instaladas em locais com grande movimentação de pessoas. Posicionadas em locais estratégicos durante a construção das edificações, elas são utilizadas pelos bombeiros no combate às chamas. E para fornecer a água, é essencial a presença das bombas hidráulicas, que garantem não somente o fluxo, mas também a pressão necessária para apagar o fogo.

Outros itens importantes

Alguns lugares em que se trabalha com fogo, como restaurantes e lanchonetes, além de locais com grande movimentação, é possível encontrar sensores de presença de chama ligados a sprinkles. Eles são ativados quando detectam a presença de fumaça e iniciam o primeiro combate com pequenos jatos de água.

Sistema em dia

Os itens presentes em sistemas de incêndio podem ser determinantes para salvar vidas, mas também devem receber atenção. Eles precisam ser avaliados pelo corpo de bombeiros a fim de garantir que funcionem plenamente nas situações de risco.



Gostou? compartilhe!

Whatsapp Onprotector Whatsapp Onprotector Ligue agora